Por estes dias passamos por mais um dia 24. Neste mês de outubro até coincide com um sábado. É que o Sábado, salesianamente e não só, em toda a Igreja, é dedicado a Nossa Senhora. E os dias 24 à mesma Senhora com o título de Auxiliadora.
Vou recordar um facto verídico. Um certo dia veio visitar-nos uma antiga aluna já casada. Trazia um desejo no coração: voltar a ter uma medalha de Nossa Senhora Auxiliadora, pois tinha perdido a que lhe deram no Colégio. Este amor e confiança em Maria Auxiliadora era o que ela mais guardava de recordação daqueles tempos de infância e adolescência. Amor esse que era para ela uma presença permanente de companheira nas alegrias e dificuldades da vida.
E, num destes dias, no encontro semanal da minha comunidade, lemos e partilhámos a carta mensal que a nossa Madre Geral, Ir. Yvonne Reungoat, nos mandou precisamente para marcar este dia 24 de outubro.
A Madre afirmava: «Maria Auxiliadora, Virgem poderosa, pode acabar com a “terceira guerra mundial aos pedaços”, segundo as palavras do Papa Francisco».
E comentámos: «Assim como D. Bosco dizia: “os tempos vão tão difíceis que temos absoluta necessidade que a Virgem Santíssima nos ajude a conservar e defender a fé cristã” (MB 7,334) também hoje é importante que nos unamos para seguir as atitudes de Maria no dia a dia, mas também para pedir a sua intercessão pela resolução dos grandes problemas que afligem a Igreja e a humanidade. »
Daqui a necessidade de seguirmos D. Bosco, como Família Salesiana, na implementação deste amor a Maria Auxiliadora, mãe e mestra na educação dos jovens.
Delegada Nacional da Família Salesiana,
Ir. Mª Fernanda Afonso (FMA)