Terminamos o mês de Junho, um mês rico na espiritualidade do Coração de Jesus onde duas grandes ações de dois grupos da Família Salesiana estiveram presentes: o III Congresso Regional dos Salesianos Cooperadores em Madrid e o encontro nacional dos antigos alunos em Poiares da Régua. Noutras secções falaremos deles.
Continuamos com a nossa Lectio Divina semanal que continua a receber ecos dum bom serviço aos membros da Família Salesiana. Saiu a 13ªcatequese mariana de Junho, “A Senhora da Nossa Casa” onde pudemos aprofundar o artigo 11 da Carta de Identidade da Família Salesiana com os diversos títulos dados a Nossa Senhor por S. João Bosco: Senhora da Consolata, Imaculada e Auxílio dos cristãos.
“O caminho faz-se caminhando” em diferentes percursos mas as etapas animam-nos na persecução construtiva dos mesmos. Estamos a chegar às férias, um tempo ímpar para o encontro connosco, com os outros e com Deus. É um tempo ideal para examinarmos a nossa relação com Deus, ou ainda melhor, ver até que ponto a nossa vida é conduzida pela fé. A fé fala dum tipo particular de relação. Fala de confiança na promessa que Deus fez ao homem. Falo da vinda de Deus ao nosso mundo e à sua transformação de sentido. A fé traz-nos novas energias. Vencemos a morte e a fraqueza humana. A fé faz-nos entrar na intimidade com o sagrado, na humanização do divino.
Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro, sdb