Manifesto de um Salesiano Cooperador
O ser Salesiano Cooperador é como o abraço largo de D. Bosco, que se estende pela amplitude do quotidiano, abrange um vasto número de pessoas sendo na sua maior parte leigos empenhados, que envolvem as suas vidas num testemunho e numa presença viva de D. Bosco hoje.
Um Salesiano Cooperador é um elemento ativo na Igreja, alguém que na sua família, quer no seu ambiente de trabalho, esteja onde estiver, cultiva o Espírito Salesiano em seu redor. É um indivíduo comprometido na Igreja e envolvido com a sociedade abrangente, na acção social, nas paróquias, nos centros juvenis, em instituições de apoio a idosos ou aos mais desfavorecidos, em grupos de oração, no acompanhamento e amparo daquele que necessita de alguém para não estar só, ou seja, é um interveniente Amigo, Apóstolo e Missionário na realidade que lhe afecta, onde vive aí se encontra a messe para pôr mãos à obra.
Cada Salesiano Cooperador é uma história concreta de apostolado, que nas coisas simples do dia-a-dia se reúnem as migalhas que juntas, renovam o Pão Vivo, alimento de Salvação para a humanidade.
No estilo de D. Bosco, queremos afirmar o DA MIHI ANIMAS para maior glória de Jesus Cristo, nosso Senhor. Seja este o nosso único propósito em tudo o que fazemos, e vivamos segundo as Suas palavras: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi. Eu destinei-vos para irdes e dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. O Pai dar-vos-á tudo o que lhe pedirdes em Meu nome. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.” (Jo 15, 16-17).
Deste modo, tu que acabaste de ler este manifesto, podes torná-lo também teu, conhecendo melhor a D. Bosco e ao seu projecto aliado à Igreja pela salvação dos jovens, sendo cristão leigo no mundo ao estilo da vocação do Salesiano Cooperador.
Valter Santos Silva, S.C., março, 2015